Home / Medicamentos / Uso e aprovacoes / Biotimize inaugura laboratório para desenvolver insumos biológicos ativos

Biotimize inaugura laboratório para desenvolver insumos biológicos ativos

Fonte: Freepik
 Fonte: Freepik

A Biotimize, empresa brasileira focada no desenvolvimento de processos para produção de biofármacos, inaugurou o primeiro laboratório prestador de serviços no Brasil apto a desenvolver vacinas e medicamentos biológicos a partir de células vivas. Localizado em Piracicaba (SP), o espaço é operado sob Boas Práticas de Laboratório (BPL), garantindo base para a geração de dados pré-clínicos confiáveis ​​visando submissões regulatórias, e habilitado com níveis de biossegurança 1 e 2.

Esse será o primeiro laboratório no país operar no modelo “as a service”, ou seja, capaz de prestar serviços para diferentes universidades e empresas sob condições BPL, e o único a atuar com produção ponta a ponta a partir de bactérias, leveduras, células de mamíferos e vírus.

O fato de o Brasil não contar com uma CDMO impacta diretamente na cadeia produtiva, com universidades, startups e empresas enfrentando enormes dificuldades no desenvolvimento de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) biológico, ter que buscar isso fora do país significa mais burocracia, mais tempo e mais custos, fazendo com que muitas pesquisas promissoras deixem de evoluir ou evoluam fora do Brasil, deixando de beneficiar quem mais precisa.

A Biotimize também anunciou o início da construção de um novo Centro de P&D biológico e uma plataforma de produção de lotes clínicos e comerciais com certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF). A estrutura BPF, com foco na produção de proteínas recombinantes oriundas de células de mamíferos, será a única na América do Sul a oferecer solução completa para o desenvolvimento de um medicamento biológico, compreendendo pesquisa e desenvolvimento, produção, finalização e estrutura para caracterização. O projeto tem o suporte da Sthorm, centro de inteligência brasileiro que se dedica ao desenvolvimento tecnológico e às descobertas científicas para resolver problemas globais.

Fonte: Medicina S/A